Sete filmes e séries para apaixonados por arquitetura - Blog da Arqtto
702
post-template-default,single,single-post,postid-702,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive
 

Sete filmes e séries para apaixonados por arquitetura

Sete filmes e séries para apaixonados por arquitetura

Para se divertir e se inspirar sem nem precisar sair de casa

 

Com o fim de semana chegando, nada melhor que curtir um filme. Com serviços de streaming, como a Netflix, não precisa abandonar o conforto de casa e é fácil fazer uma sessão de cinema caseira. A ARQTTO preparou uma lista de filmes e séries que, além de estarem ao alcance de um clique, também trazem inspiração arquitetônica.

Pegue a pipoca e sua bebida preferida e vem conferir a lista:

As casas mais extraordinárias do mundo

Para começar bem, uma série que mostra casas lindas, construídas em lugares tão lindos quanto. Do seu sofá, você acompanha o arquiteto Piers Taylor e a atriz e apaixonada por arquitetura Caroline Quentin visitando construções em montanhas, florestas, praias e até residências subterrâneas.

Foto: reprodução

 

Abstract: The Art of Design

Essa série documental não fala apenas de arquitetura, mas de design de modo geral, mostrando o pensamento e processo de criação de profissionais inovadores de diferentes áreas.

Na arquitetura, a série apresenta Bjarke Ingels, arquiteto dinamarquês que se declara herdeiro direto de Rem Koolhaas, Le Corbusier e Mies van der Rohe.

Foto: reprodução

 

Grand Designs

A cada episódio do programa, o apresentador Kevin McCloud acompanha pessoas que estão construindo suas casas dos sonhos, desde a etapa do projeto até a obra finalizada e a mudança dos moradores.

As casas mostradas seguem diferentes estilos e talvez uma delas combine com o seu.

Foto: reprodução

Mad Men

Esta série é sobre publicitários, não arquitetos. Ambientada na década de 1960, a série acompanha a rotina da agência fictícia Sterling Cooper, em Nova Iorque. O personagem central é Don Draper (Jon Hamm), diretor de criação, mas quem rouba a cena é o cenário de época, principalmente o ambiente corporativo e moderno (para a época) da agência.

Foto: reprodução

Os Incríveis

As crianças não precisam ficar de fora da sessão. A animação Os Incríveis conta a história de Beto e Helena Pera, ou Senhor Incrível e Mulher Elástica, dois super-heróis que foram obrigados a aposentar os super-poderes e levar uma vida comum ao lado dos filhos Violeta, Flecha e Zezé.

Mas onde entra a arquitetura nessa história? Em todos os lugares! Os cenários dos filmes foram muito bem pensados e poderiam muito bem ser construídos na vida real.

Imagem: reprodução

Homem de Ferro

Assim como os cenários de Os Incríveis, a mansão de Tony Stark é puro efeito de computador. Mas nem por isso deixa de ser impressionante. Com um visual bastante moderno, a construção fica de frente para o mar. O interior é bastante luxuoso e tecnológico – como era de se esperar.

Imagem: reprodução

Orgulho e Preconceito

Inspirado no clássico de Jane Austen, o filme conquista o coração dos apaixonados por arquitetura histórica. Enquanto acompanha a vida de Elisabeth Bennet e suas irmãs, você vai se deparar com mansões deslumbrantes, rodeadas por parque belíssimos, como o palácio Chatsworth House, que “interpreta” Pemberley, a casa do orgulhoso Mr. Darcy.

Foto: reprodução

 

Bônus: Com amor, Van Gogh

Esse filme não tem muito de arquitetura, mas como não se inspirar com a história de um dos mais importantes pintores do mundo? Começando pelo estilo da animação: o longa foi todo feito a partir de pinturas a óleo que seguem o estilo de Van Gogh. Várias cenas, inclusive, reproduzem telas do artista.

“Com amor, Van Gogh” conta a história de Armand Roulin, filho do carteiro que assume a missão de entregar a carta que Theo Van Gogh escreveu ao irmão, Vincent. Ao descobrir que o pintor estava morto, Armand passa a investigar as circunstancias dessa morte.

Imagem: reprodução

Milena Alves
milena@arqtto.com.br
No Comments

Post A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.