Loading...
Evento ArqttoEventos

Casacadabra: Curitiba recebe oficina de arquitetura para crianças

Plataforma ARQTTO traz arquiteta co-autora do livro “Casacadabra: invenções para morar” para ensinar crianças a explorarem espaços e montarem maquetes na Mercadoteca.

Essa semana a arquiteta Simone Sayegh desembarca em Curitiba para promover a “Casacadabra – Oficina de Arquitetura para Crianças”, durante a programação especial de férias promovida pela Mercadoteca Kids. As aulas serão realizadas nos dias 19 e 20 de julho, das 14h às 18h.

 

As oficinas serão ministradas por Simone Sayegh, arquiteta formada pela FAU/USP e que há 16 anos trabalha na difusão da arquitetura. Além de seus textos constarem em livros de arquitetura e obras técnicas, ela é coautora do livro para crianças “Casacadabra, invenções para morar”.

O objetivo do evento é estimular as crianças a explorarem a cidade e as formas de habitá-la. “A atividade vai aguçar o olhar dos pequenos para as edificações e a relação entre elas. Como pensar a casa a partir do espaço em que será construída. Incentivar a criatividade na criação de ambientes”, conta o gestor da Plataforma ARQTTO, Marcus Andreoli.

A oficina inclui montagem de maquetes, o que ajudará as crianças a compreenderem elementos como sombras, aberturas, espaços, o que deixa a casa em pé, entre outros fatores da arquitetura. “Com o material reciclável, também podemos pensar sobre a reutilização e a transformação de seus usos”, afirma Sayegh.

A atividade começa com uma apresentação de fotografias sobre os diferentes tipos de moradias. E aí começa a interação com as crianças: o que cada uma vê, o que mais gosta. Logo elas passam a desenhar, projetar e montar casas, utilizando material reciclável. A oficina também traz a criação de um bairro pelas crianças, até conceberem a cidade em si. “Entre outras coisas, discutimos sobre escalas e proporções”, lembra a professora.

A atividade é voltada a crianças de 6 a 12 anos e está sujeita à lotação das turmas (máximo de 30). O valor da inscrição é R$ 45. Reservas podem ser feitas através do telefone 41 3205-3901 ou do email eventos@mercadoteca.com.br. A oficina tem o apoio da Ouro Fino, Água Oficial do Evento, e que recentemente tem novo posicionamento de mercado com embalagens mais sustentáveis.

A Plataforma ARQTTO tem o apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil departamento do Paraná (IAB/PR) e da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura, regional Paraná (ASBEA/PR).

SERVIÇO

Casacadabra – Oficina de Arquitetura para Crianças
19 e 20 de julho, das 14h às 18h
Na Mercadoteca (Rua Paulo Gorski, 1309)
Idade: 6 a 12 anos
Inscrições: R$45,00, pelo telefone 41 3205-3901 ou pelo email eventos@mercadoteca.com.br
Mais informações estão disponíveis na página do evento no Facebook.

Bianca Smolarek
Foto: Pistache Editorial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *