ARQTTO chega a Brasília com palestra de Gustavo Utrabo, um dos arquitetos mais premiados da atualidade - Blog da Arqtto
693
post-template-default,single,single-post,postid-693,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-theme-ver-16.9,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5,vc_responsive
 

ARQTTO chega a Brasília com palestra de Gustavo Utrabo, um dos arquitetos mais premiados da atualidade

ARQTTO chega a Brasília com palestra de Gustavo Utrabo, um dos arquitetos mais premiados da atualidade

Sócio-fundador do escritório Alepph Zero, Utrabo irá falar sobre “Moradias Infantis”, parceria com Marcelo Rosenbaum

 

A plataforma ARQTTO chega a mais uma cidade! No dia 26 de junho, será a vez de Brasília receber o Encontro ARQTTO, que tem como objetivo reunir arquitetos em busca de conhecimento e inspiração para impulsionar seus negócios. Para isso, ninguém melhor que a revelação da arquitetura em 2017 e 2018: Gustavo Utrabo, sócio-fundador do escritório Aleph Zero.

Gustavo foi um dos quatro finalistas do Wheelwright Prize 2018, de Harvard, e o Aleph Zero recebeu o Prêmio Internacional do RIBA (Instituto Real de Arquitetos Britânicos), na categoria Escritório Emergente de 2018, e foi nomeado para o Prêmio Américas da Mies Crown Hall, em Arquitetura Emergente.

Na palestra, o arquiteto irá contar sobre sua trajetória profissional e sobre o projeto “Moradias Infantis”, parceria entre o Aleph Zero e o designer Marcelo Rosenbaum.

Foto: Reprodução

 

MORADIAS INFANTIS

Na zona rural da cidade de Formoso do Araguaia, no sul do Tocantins, funciona a escola rural Canuanã. Nessa grande fazenda vivem cerca de 800 alunos de 7 a 18 anos, que aprendem, brincam e se desenvolvem na escola, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Passando tanto tempo ali, se sentir em casa na instituição é fundamental. Os professores e a direção da escola queriam que os alunos – muitos deles em situação de vulnerabilidade social – se sentissem mais acolhidos na escola. Esse sentimento orientou o projeto dos novos dormitórios.

Foto: Divulgação Aleph Zero

 

Para alcançar esse objetivo, Rosenbaum, Utrabo e Duschenes fizeram uma imersão na fazenda, observando a rotina e conversando com as crianças para entender os sonhos e as necessidades delas. Também visitaram a aldeia Javaés e a população ribeirinha, próximas à escola, prestando atenção especial às técnicas construtivas adotadas por essas comunidades.

O resultado foi um projeto integrado à natureza e à comunidade local, que valoriza o senso de coletividade ao mesmo tempo em que respeita a individualidade das crianças e adolescentes. O espaço criado gera identificação com a região e aumenta a qualidade de vida na escola.

 

RECORDISTA EM PRÊMIOS
Pela qualidade estética e cuidado com alunos, escola, sociedade e meio ambiente, o projeto Moradias Infantis foi recordista em prêmios, sendo considerado o Melhor Edifício de Arquitetura Educacional do mundo pelo Building Of The Year.

O trabalho recebeu também o Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel e o American Archtecture Prize 2017 na categoria Habitação. Além disso, é um dos quatro finalistas do prêmio MCHAP.emerge, premiação do Illinois Institute of Technology College of Architecture.

Foto: Divulgação Aleph Zero

ENCONTRO ARQTTO

O Encontro ARQTTO reúne profissionais da arquitetura e urbanismo para compartilhar suas experiências e inspirar. Em 2018, oito cidades brasileiras vão receber o Encontro.

O evento já foi realizado em Curitiba, Maringá, Londrina e Florianópolis e recebeu profissionais de destaque, como Sarkis Semerdjian, Leandro Garcia, João Vitor Ricciardi Sordi e Rodrigo Pupin (Grupo PR), Aníbal Verri Júnior e Tânia Nunes Galvão (Verri & Galvão Arquitetos) e Edson Cardoso (LAR Arquitetura).

O IV ENCONTRO ARQTTO acontece no dia 26 de junho, das 19h às 22h, na Livraria Cultura do shopping CasaPark. A entrada é gratuita e há 150 vagas disponíveis. Inscrições aqui.

O evento tem o patrocínio de Arauco, Isoeste, Zinco, Shopping CasaPark e IAB DF.

 

SERVIÇO
IV ENCONTRO ARQTTO
Com o arquiteto Gustavo Utrabo
Dia 26 de junho, às 19h
Livraria Cultura, Shopping CasaPark
Brasília, DF
150 vagas
Entrada gratuita
Inscrições aqui

Milena Alves
milena@arqtto.com.br
No Comments

Post A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.