5 reformas que mudaram a essência do primeiro uso - Blog da Arqtto
280
post-template-default,single,single-post,postid-280,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

5 reformas que mudaram a essência do primeiro uso

5 reformas que mudaram a essência do primeiro uso

Algumas reformas ocorrem não apenas para dar uma nova cara a um ambiente, mas também uma nova chance à natureza. São mudanças drásticas, da água para o vinho, em que vemos algo que aparentemente não tinha mais solução ganhar todo um ar de luxo.
Um arquiteto que aposta nesse tipo de reforma precisa deixar a criatividade rolar solta e literalmente transformar o lixo em luxo, dando uma cara totalmente nova a algo que antes não era assim tão sustentável.
Vamos conhecer 5 reformas que mudaram a essência do primeiro uso e que farão você não acreditar no que eram antes de se transformar nesses incríveis espaços:
1.    Parque Sitiê
Via Ecoassist
Esse parque do Rio de Janeiro com vista para o mar fica localizado na comunidade do Vidigal. O local que permite incríveis passeios não apenas aos moradores como também a vários turistas teve uma grande mudança em sua essência. Ninguém poderia imaginar que o espaço verde que hoje encanta já foi um lixão. Era utilizado para descarte de coisas que não tinham mais utilidade. E pensar que tudo começou com uma pequena horta e que os objetos descartados no lixão foram reutilizados como parte da criação do parque!
2.    Casas container
Via Container S.A.
A arquitetura moderna tem apostado em uma reforma totalmente diferenciada: transformar containers em casas. A iniciativa beneficia não apenas o homem como também a natureza, já que a vida útil média de um container – para seu uso tradicional – é de 20 anos. As casas container são muito práticas de serem construídas e necessitam de poucas estruturas e adequações. Para o arquiteto responsável é necessário apenas muita criatividade e talento. E assim o que antes era um simples container aos poucos vai ganhando ares de casa tendo sua essência totalmente inovada.
3.    Praça ecológica
Via Jornal do Tocantins
No Tocantins também houve uma reforma que mudou a essência de um local. A praça ecológica da cidade de Pedro Afonso foi feita utilizando pneus e garrafas pet e é motivo de orgulho para os moradores. Anteriormente o lugar era um lixão que causava muito incômodo a quem vivia na região. Hoje, por outro lado, as coisas estão bem diferentes!
4.    Espaço cultural Matadouro Madrid
Via Almost Locals
Imagine que o que anteriormente foi um espaço destinado a ser utilizado como abatedouro de gado hoje é inteiramente dedicado à cultura. Isso foi o que aconteceu em Madrid, que abriga um espaço cultural com café, artes e cinema. A essência desse espaço foi totalmente modificada e o que antes era um ambiente sombrio hoje abriga as mais diversas formas de cultura.
5.    Projeto café Deptford (TDP)
Via London Town
O arquiteto responsável por esse projeto realmente foi muito criativo, já que mudou totalmente o uso inicial de um vagão de trem. Exatamente, o que hoje é um café que oferece a seus clientes as mais variadas delícias caseiras na cidade de Londres, um dia já foi um vagão de trem abandonado e inutilizado. O café foi construído como parte do espaço comunitário chamado de Projeto Deptford. Bolos, saladas e, claro, os cafés fazem parte das receitas servidas no local que fica dentro de um vagão de trem. Além do espaço sustentável, tudo que é que ali vendido também parte de outros projetos sustentáveis.
Guilherme Wordell
guilherme@bstorytelling.com.br
1Comment
  • Pedro Lopes
    Posted at 21:22h, 09 novembro Responder

    Essas novas tendências tem mudado o visual de muitos lugares mundo a fora. Além de otimizar espaços e modernizar paisagens, muitas delas são ecologicamente corretas e trazem muitos benefícios ao planeta. É tempo de vivermos novos tempos.

Post A Comment